11 novembro 2006

Andando em Círculos...


Justo. (Melhor palavra que essa pra recomeçar um blog meu, impossível...)

Fato é que eu decidi voltar com todas aquelas digressões e visões atualizadas... Aqueles poemas e mini-contos... E, entre muitas outras coisas, voltando com as mesmas reticências, porque o único ponto final da nossa vida é a morte.

As minhas reticências sempre foram algo natural em mim. Um dia desses peguei meu blog antigo (em tempo: www.rubensdionisius.blogger.com.br - pra quem quer saber sobre meu começo pseudo-literata, mas nunca se tocou que esse link estava o tempo todo no meu Orkut) para uma auto-análise de forma e conteúdo. E não me surpreendi nem um pouco em ver o quanto, desde o início, os três pontinhos me seguiam no final de cada pensamento.
Pois digo que é muito simples comprender isso e, daí, compreender uma boa parte de minha pessoa: reticências pressupõem continuidade de idéias, marcações propositais de tensão de uma narrativa - exatamente por encher de mistério e incerteza o que vem a seguir - e, principalmente, pressupõem idéias inacabadas, ou que ainda podem ser completadas de diversas maneiras possíveis...
É o que eu sou. Prefiro ter um conceito "errado" sobre algo, podendo analisar e compreender todas as possibilidades que me mostram onde estou errado, a ter um conceito certo e não enxergar tudo o que pode vir dali pra frente por causa da minha escolha. Gosto de completar minhas idéias com muitas outras espalhadas por aí. Gosto de deixar uma certa margem de aceitação à idéia do outro, independente da noção de que essa idéia pode me fazer crescer como pessoa ou me fazer perder tempo. Que tipo de aprendizagem teríamos se já tivéssemos - qualquer que fosse nossa idade ou experiência de vida - todos os nossos conceitos pré-definidos? Que tipo de discussões poderíamos ter?...

Pessoa A - O mar é azul porque reflete o céu...
Pessoa B - Acho que não... Talvez seja porque as algas...
Pessoa A - Cala a boca! É óbvio, ué!
Pessoa B - ???

Enfim... (mais uma "palavra do Rubens")
Escrevi tudo isso e, na verdade, quero explicar por quê voltei...
Vou deixar pra explicar no próximo post, se eu me lembrar de seguir uma linha contínua e progressiva de raciocínio...
Mas posso adiantar o motivo principal: a gente vive em ciclos, que se repetem e repetem... E a gente sempre volta pra terminar o que ficou inacabado antes e ainda começar algo novo que, se não puder ser concluído agora, teremos a chance de fazê-lo de novo. Basta querer, poder e saber fazer...

Resumindo: Quero transformar certas reticências em pontos.
Mas nunca em pontos finais...

*Ouvindo: Dream Theater - Octavarium

9 comentários:

Anônimo disse...

eeee a chuva de negritos voltou!!!

rubão, eu juro q depois volto aqui, releio e faço um comentário construtivo (bom, eu tento, né?)! acabei de acordar e, depois de uns cinco minutos olhando pra caixinha de comentário, me toquei q não ia sair nada além de "eeee a chuva de negritos voltou!!!" hehehe

(o bom é q assim eu nem perco tempo tentando escrever meu trabalho de literatura portuguesa agora, hahaha!)

beijos!

Anônimo disse...

nossa, mas deixa o teu fuso horário como tá q aí as pessoas pensam q eu acabei de acordar às 11h08 AM, e não às 5h01 PM! hahaha

*parei, parei

Anônimo disse...

CARAMBA

vc escreve muito bem.. típico de um letrista letrado...

mas eu acho que não há pontos finais na vida, nem na morte, pois até a morte pode ser uma reticencia..

"remember, death is not the end, but only a transition..."

PS: sobre a trilha sonora... é...
deixa pra lá... a música fala por sim só
;)

Anônimo disse...

Ó o Rubis...falo muito e falo bonito...
TE POMODORO!

Anônimo disse...

Me identifiquei com as tais "reticências"...
Acho que porque elas me seguem tb, no final de cada pensamento.
E sabe que até acho bom!
Não acho legal os pontos finais.
As ideias inacabadas podem com certeza ir mais além... assim como todo o resto...
idéias, pensamentos, palavras... enfim...
rs
Basta querer, poder e saber fazer.
Adorei!!!
Concordo em grau, número e gênero! rs

Não coloque ponto final não!
Primeiro opte por 2 (..) pontinhos
Melhor que 1 (.) ou 3 (...)
será?
rs

Anônimo disse...

hohohoooooo o blog voltou!! \o/

aeee e eu reparei no link do blog anterior no orkut.. ^^

E pra variar... FODA o q vc escreveu... incrivelmente, sem puxação de saco, smp eu gostei de td q eu li... :D

Além do q teve um pedaço em seu texto q me lembrou um trecho de Cristiane F...
Dps escrevo aki direitinho... heheh

(ah, e eu tb amo reticencias... hahaahah)

Bjaum rubeeeeeeeens

Anônimo disse...

Olá ...
Vou me identificar (????) como anônimo pq vc não me conhece e eu cheguei aqui por acaso e não vejo necessidade de me apresentar ...
Eu sempre uso reticências e mais reticências e sempre reticências e simplesmente adorei oque vc escreveu sobre as mesmas ... Só não tenho certeza se me identifico como vc em relação á elas, mas que as adoro e concordo com sua idéia, isso é certo ...
Bjus
Até
QQ dia apreço de novo.

Anônimo disse...

A melhor forma de se viver a vida ... Naum sou uma das melhores pessoas a dizer isso ...

Mas viver intençamente eh dificil a tantos detalies na vida q prejudicao oq poderia ser nossa felicidade completa ...

A vida naum eh dificl agente q a complica !!!!
mas essas complicaçoes aparecem sem agente kerer ...
oq agente, pensa q vai dar certo...
kando dah errado, agente percebe a complicaçao q causamos sem kerer e doi muito vc acaba sofrendo por dias,meses ow anos...

agora acho q aprendi a liçao da vida depois de varios acontecimentos...

NUNCA DEIXE NADA TE DERRUBAR,POR MAS Q SEJA FORTE...
VC EH MAIS FORTE Q ELA ...

Esse texto modesto com varios erros de portugues o rubens sabe o verdadeiro significado ...
um abraço de seu grande irmao

leonardo lima de sousa
q por uma besteira kase naum poderia estar aki para escrever isso ...

momento de reflexiao

ouvindo Los hermanos

A flor

Anônimo disse...

Pois é, é tudo uma grande variação do mesmo tema. Talvez o máximo e o mínimo que podemos fazer é identificar - assim como você o fez aqui - como nós mesmos reagimos e vivemos diante do eterno devir e retorno dos inumeráveis sentimentos e coisas que têm no mundo, para assim, sabendo onde estamos e quem somos, levarmos nossa existência da maneira mais amena possível.

Smacks!